terça-feira, janeiro 16, 2007

Paradoxo Americano…

Nos últimos quarenta e cinco dias e nos próximos um mes e meio, estarei morando em Cleveland, no estado norte americano de Ohio!!! Estou trabalhando em um hotel no distrito de Independence chamado Holiday Inn, onde tenho aperfeiçoado bastante o inglês, desempenhando as funções de camareiro, garçom e ajudando na ordem das conferências que o hotel recebe e além disso tenho presenciado e aprendido bastante sobre a cultura americana.
Vemos o Tio Sam como um país justo, nacionalista e centralizador… Ao meu ver só acertamos no último ponto.
Há um gigantesco e enorme buraco entre as classes sociais, caracterizado ainda mais pelas diferenças de raças… Brancos e negros não se misturam… sejam nos lugares a se freqüentar, no trabalho, no jeito de se vestir, nos relacionamentos… uma distância muito maior da que vemos no Brasil, tendo ainda os indianos (que sao muitos nos EUA) e os latinos que não se misturam nem entre si e muito menos com americanos brancos ou negros… ás vezes quando alguns de nós somos reconhecidos como brasileiros sofremos vários tipos de preconceitos e desconfiança! Isso cria uma profunda diferença de idéias, aquele país super desenvolvido e nacionalista que vemos não passa de uma criação midiática, otimizada com o pseudo-apoio popular à Guerra do Iraque e ao presidente Bush!! O americano em geral, pouco se importa com Guerra e política… Péssimo hábito de um país onde as pessoas não precisam brigar por seu direitos, já garantidos a anos e onde todos têm empregos garantidos e seus carros confortáveis.
Acertamos sim, quando falamos de centralização. Um americano não sabe onde fica o Brasil, se lá tem carro e mal sabem sobre futebol… isso até não seria o problema, afinal de contas o Brasil não é um grande diferencial no mundo, porém não sabem sobre a Europa, Canadá ou Austrália… e dado o nível de civilização e educação isso é preocupante. Mais um péssimo hábito de um país e população que se sente no centro do mundo e que todos dependem deles. Muitos países caíram assim, porém eles sabem muito pouco sobre história também!!!
Criando um grande paradoxo entre o desenvolvimento exacerbado e as informações necessárias para se sobreviver em um mundo globalizado.
Azar do Tio Sam!
J.A.

Um comentário:

  1. Anônimo3:21 AM

    O desconhecimento sobre o mundo torna-se fato quando vemos quem ocupa a cadeira no salão oval da Casa Branca. Cada um tem o presidente que merece!!!

    ResponderExcluir