quarta-feira, agosto 29, 2007

Poder midiático

Poder: ter a faculdade ou a possibilidade de, ser capaz de, estar em condições de.
Mídia: todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens;
Se colocarmos juntos esses dois fatores (possibilidade de difusão de informações) temos um pouco da noção que o poder midiático exerce sobre o mundo globalizado. Trabalhadores, pessoas de baixa renda, dos mais estudiosos aos mais humildes, quase todos de cada classe tem a possibilidade do acesso a internet e com o imediatismo do mundo moderno, esse é o mais rápido meio de se obter notícias. Porém, ao acessarmos os grandes portais brasileiros, o que vemos são bobagens que não acrescentam em nada na cultura ou intelectualidade do nosso povo, como a sinopse da novela das 8, as últimas do Big Brother, a nova namorada de um pseudo-astro, o resultado do Brasileirão ou a nova oportunista da vez que sairá na Playboy.
No fim do mês de julho não se falava em outra coisa a não ser PAN e o acidente da TAM, nada mais justo, porém fomos levados a exaustão com esses fatos e passados mais de um mês, ninguém lembra que o vôo era o JJ3054 e que 199 pessoas morreram e muitos daqueles medalhistas que invocaram o espírito do: “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” já caíram no esquecimento.
E o Renan Calheiros ? E as inúmeras CPIs que só vitimam laranjas ? E a volatilidade da bolsa de valores ? E as inúmeras votações no Planalto Central ? E o Lula?
Simplesmente escondido numa página distante do portal UOL, guardado numa nota de rodapé da Folha de SP, invisível no Jornal Nacional e regado de inverdades na Veja.
Ah sim, fiquei sabendo que a ex-mulher do Renan Calheiros será a próxima capa da Playboy... Patético!
O poder midiático que mobilizou as Diretas Já, elegeu e depois causou um impeachment de um presidente é o mesmo que hoje nos aliena e nos engana com distrações interativas.
J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário