quarta-feira, novembro 01, 2006

Lula ou Luiz Inácio ?!?!

Depois de ler a matéria do Paulo Cobos na Folha Online, resolvi me aprofundar nos fundamentos e problemas de um país dividido. Só pelo título do texto “Alckmin domina topo do IDH; Lula, a parte inferior”, diversas questões nortearam minha cabeça... Porém antes, vamos aos dados mais impactantes: nas 21 cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano – criado pela ONU) inferior a 0,500 Lula obteve 81% dos votos válidos e nas quase 600 cidades com índices maiores ou iguais a 0,800 Geraldo Alckmin foi vencedor em dois terços delas e outro dado importante, diz que na cidade de menor desenvolvimento do Brasil, Munari (PE) nosso Presidente obteve 82% dos votos válidos, já na outra ponta do desenvolvimento, em São Caetano do Sul (SP), o Tucano consegui 65% dos votos válidos.
Números na mesa e uma frase de nosso Presidente pronunciada no domingo "O andar de baixo venceu o de cima", criam dentro de mim duas conclusões.Primeiramente o personagem Lula é uma pessoa muito distante do Luiz Inácio. A imagem de Lula se confunde no meio de mais de 100 milhões de brasileiros, tanto vindo de origem pobre, quanto aqueles que ainda permanecem na miséria e todos conseguem vê-lo como uma figura próxima, um “igual a nós” e todos perpetuam a divindade de nosso presidente acima do bem e do mal, que com seus afagos e seu inegável carisma, conquistou os brasileiros com seu discurso populista. No entanto, veio a reeleição, e o país está dividido e não existe nação sem uma unidade tanto nos objetivos comuns dos cidadãos, quanto uma uniformidade na liderança e nesse jogo de personalidades onde os interesses do povo brasileiro estão em risco, a mera disputa pelo poder esconde muitas coisas importantes... Até porque os bancos e as empresas nunca lucraram tanto quanto hoje, se faz necessária uma reforma fiscal, tributária e na previdência social, crescimento digno de país subdesenvolvido, maior taxa de juros do mundo, baixos investimentos, grande corrupção e uma estrutura social precária são protagonistas do cenário Nacional... E não será Luiz Inácio nem Lula que transformaram o Brasil, mas sim uma união dentro e fora de Brasília... Utopia?!?
J.A.

Um comentário:

  1. Anônimo9:38 AM

    Infelizmente me falta tempo pra reflexão que vejo para o assunto, mas preciso colocar 2 questões fundamentais sobre os dados "colocados na mesa".
    1) se o lula consegue mais votos, das camadas mais baixas da população, com menor instrução e cidades com menores IDH´s, que transformarei aqui em infra-extrutura, então me responde uma coisa, qual seria o interesse dele, em aumentar definitivamente o IDH dessas regiões? sendo que qto maior o IDH, menor a aprovação de seu governo?!?!?!?!
    2) Se já é sabido que o governo não investe no crescimento do pais, e portanto, o governo não cria mais emprego, sobrou para as empresas privadas o legado da geração dos 10 milhões de emprego do Lula, portanto, não seria coerente as pessoas de baixa classe social, votar naqueles que pessoas da alta classe vêem como solução para o problema extrutural do país, para o ajudar a desenvolver por exemplo, suas empresas e gerar mais emprego?

    Enquanto os mais pobres votarem em politicos como lula, que se alimenta da massa, estaremos fadados ao subdesenvolvimento e à estagnação!

    ResponderExcluir