terça-feira, setembro 11, 2007

Crise?

Na minha opinião ela pode não ter acabado. Mas já na do ministro da fazenda Guido Mantega, ela foi superada e “A turbulência nos pegou com o bolso bem cheio” disse em entrevista a Isto é Dinheiro em 29/08.
Ah sim, estou falando da crise imobiliária norte americana que atingiu fortemente mercados do mundo todo no mês de Agosto, mais precisamente no dia 15.
Mantega, continua dizendo que o Brasil tem uma economia sólida, que o crescimento está baseado no mercado interno, que os EUA não são mais a locomotiva do mundo e que 160 bilhões de dólares de reserva irão segurar uma possível crise.
Nosso ministro está mais do que certo em ver as coisas no plano do otimismo, assim como foram as declarações de Henry Paulson (secretário do tesouro americano), porém não vivemos um mar de rosas.
Ok, agora vamos as considerações:
- O Brasil até pode viver um momento de solidez, mas está crescendo pouco, a taxa de juros está caindo a passos curtos e a expectativa do mercado para a inflação está aumentando, o que mostra otimismo nas palavras e protecionismo nas atitudes.
- Discordo muito de um crescimento baseado na economia interna, já que grande parte dos investimentos vêm do mercado externo e quase nada foi feito em infra-estrutura, na geração de novos empregos e muito menos na desigualdade social, dado a queda no poder de compra do cidadão brasileiro.
- Os EUA podem não ser mais a locomotiva capitalista de 7 anos atrás, mas com um dólar desvalorizado e o mercado imobiliário entrando em parafuso, países emergentes como o Brasil só têm a perder. Além do que se não fosse as medidas do Fed em baixar a taxa de redesconto americana, essa crise teria durado um pouco mais.
- E por fim, uma reserva de 160 bi é muito grande comparado aos mais de 1 tri chinês?? Ou frente a uma crise com o gerador dos dólares para o mundo?
Lembre-se que o Subprime (créditos imobiliários de risco) não é o único problema do Tio Sam, mas sim, uma economia sensível onde os seus investidores têm poder de alavancagem ZERO e com certeza causarão muitos estragos aos Bancos Centrais em uma possível necessidade de resgate.
Ninguém ainda ligou para dizer que o céu estava caindo... e espero que a linha continue livre!

J.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário