segunda-feira, setembro 24, 2007

A institucionalização da Desigualdade Social

Este fim de semana fui com minha família pro Hopi Hari. Pagamos 39 reais (por pessoa) para ter acesso às enormes filas características do parque. Neste domingo tinham aproximadamente 20 mil pessoas dentro do parque, quantidade infinitamente maior do que a capacidade do parque de fornecer acesso à todos os brinquedos durante o tempo em que permanece aberto. Eram 3 horas da tarde, eu havia conseguido andar em somente 2 brinquedos. Estava cansado, com calor e absurdamente mal humorado, até que percebi que o melhor seria mesmo, RELAXAR E GOZAR!!! E comecei a conversar com as pessoas na fila, que me informaram que o tempo de espera pra aquele brinquedo era de aproximadamente 4 horas (comecei a calcular, 2 brinquedos até as 3 da tarde, mais 4 horas pra andar em mais 1, paguei 39 reais pra andar em 3 brinquedos e ir embora cansado e mal humorado, certamente não valia a pena), até que uma menina me informou do pacote “fura fila” do parque, onde podemos pagar mais caro pra furar a fila dos brinquedos. Por 20 reais por pessoa, compramos mais 4 entradas pra furar fila, em 40 minutos, andei em 4 brinquedos e às 5 da tarde fomos embora, às 6 da tarde já estava em casa tomando banho e pensando em como eu era esperto...
Esperto???? Comecei a pensar nas coisas que pago para evitar filas. Tenho o “Sem parar” do pedágio, que por 8 reais por mês, passo pelo pedágio sem ter que enfrentar filas e sem ter que parar o carro. Entro e saiu de estacionamentos de shoppings sem papel, sem fila pra pagar guichê. Compro entradas de cinemas, teatros, eventos, etc, pela internet e pago taxas extras pela comodidade de estar em casa. Pago uma fortuna por uma conta especial no banco pela comodidade de marcar reuniões em casa ou no trabalho, em qualquer dia e horário que eu quero, sem ter que ir ao banco, enfrentar filas e pegar trânsito, pra resolver qualquer problema que eu possa ter. Ligo para os ”disk´s super-mercados”, que por uma taxa, eles selecionam tudo, empacotam e levam à minha casa. Temos também a entrega rápida da farmácia, que é só ligar que em 15 minutos eles entregam (tempo menor que eu demoraria pra sair de casa, comprar e voltar). Isso falando de coisas licitas, sem contar o fato de que se eu perder a carteira de motorista por eventuais multas que tomei, por uma pequena “colaboração” ao despachante, em um mês tenho uma carteira novinha em folha na minha mão.
Quando comecei a analisar, percebi que me tornei uma vítima de um sistema corrupto. Estamos chegando num ponto onde as coisas são criadas para não funcionar, para serem desconfortáveis e pra causarem transtorno, e quem estiver disposto uma “pequena” taxa de usura e ganância, tem direito a passar sem preocupação por tudo. O rico está imune à todos as pragas da sociedade, enquanto os pobres são tratados como as pragas da sociedade.
Claudino Velloso Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário